“Mulher, Vida, Liberdade”

Um abismo pode conter todo o silêncio, ser a casa do medo, das noites mais terríveis. Pirouz Eftekhari observa a realidade iraniana, “de cair no abismo”, e a coragem dos jovens, a bravura das mulheres, que saem de casa para protestar, despedindo-se dos pais como se fosse a última vez. Saem para enfrentar a escuridão, com gestos ao mesmo tempo desafiadores e primordiais. “Quando uma mulher corta o cabelo, algo de realmente mau aconteceu por ali. É muito tenebroso”, afirma Babak Ghanbari.

 

Cortar o cabelo, queimar o véu islâmico (hijab), dar um beijo em público – no longo caminho da explosão mais libertadora chamada revolução, Lida Bonakdar reflete sobre as performances poéticas que tomaram conta das ruas desde a morte de Mahsa Amini, a 16 de setembro de 2022. A jovem de 22 anos foi detida em Teerão e espancada pela “polícia da moralidade”, pelo “mau uso” do véu islâmico. Podia ser apenas mais um caso sem história, mas transformou-se na história de todos os casos. Na vontade coletiva de uma afirmação da mudança.

 

Fotografias, vídeos, partilhas, comentários, slogans, hinos, canções entoadas com profunda raiva, aquela raiva capaz de corrigir durante alguns segundos a injustiça institucionalizada. Canções como “Baraye”, que ouvimos no final desta peça, como grito de resistência de um grupo de presos políticos na principal prisão de Teerão. “Baraye” (que significa “por” ou “por causa de”), foi composta por Shervin Hajipour, a partir de dezenas de tweets de iranianos sobre os motivos que os levaram a protestar. O músico partilhou a canção pelo Instagram, foi detido e depois libertado, nos movimentos opacos de um regime que concorre com mais de um milhão de visualizações da música no Youtube. Sociedade, economia, política, vida, está lá tudo: “por dançar nas ruas”; “pelo medo de dar um beijo em público”; “pelos estudantes, pelo seu futuro”; “pelo paraíso obrigatório”; “pelas raparigas que queriam ter nascido rapazes”; “Por Homem, Pátria, Desenvolvimento” – a outra face de um slogan que une homens e mulheres.

 

Quase 20 mil manifestantes já foram detidos, cerca de 500 pessoas morreram, segundo organizações não governamentais. Desde o início dos protestos, pelo menos quatro pessoas foram executadas e mais de cem podem acabar no corredor da morte. Mas os números não podem ser apenas isso. “Os ditadores não podem viver para sempre”, explica Babak, referindo-se a Bahram, o rei que caçava gazelas e que foi caçado pela morte, no poema de Omar Khayyam, onde há um jogo polissémico com a palavra “gur”, que significa gazela e também túmulo. “Os jovens têm um projeto, têm um futuro”, acredita Pirouz – esse futuro é a “construção da liberdade”.

 

Seis meses depois do início dos protestos, a urgência das palavras pode ter perdido contornos nos muros, na voz das ruas, mas permanece feroz em cada linha do poema de Reza Baraheni, apresentado por Lida. O sofrimento de alguém que foi violado e pergunta à mãe: “Porque não me puxas para dentro, tal como me expulsaste para fora, porquê?”.

 

Isabel Meira

 

Aviso: este Poemundo contém imagens violentas.

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Zé Mendonça, congregador de poetas

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O poema Liberdade, de Fernando Pessoa, então proibido pela censura do Estado Novo, chegou-lhe às mãos no liceu de Castelo Branco, num papel dactilografado. Foi o gatilho para os escritos da juventude.

 

Regressado da guerra colonial na Guiné Bissau, na sua passagem pela secretaria do Teatro Nacional D. Maria II, José Fernando Mendonça lembra-se de andar acompanhado pelo Livro do Desassossego.

 

Mas foi já reformado de engenheiro das Estradas de Portugal, onde passou a maior parte da sua vida profissional, que se iniciou nas tertúlias poéticas e se lançou na escrita. Depois de apresentar o seu primeiro livro de poemas, em 2015, a Associação Luchapa convidou-o para dinamizar um encontro mensal em torno da poesia.

 

Hoje é responsável pela organização da Maratona de Poesia, no dia 21 de Março, e de quatro tertúlias mensais. A saber: nas terceiras 6f do mês, às 18h30, a “Poesia com Chá”, no Chá da Barra (Palácio do Egipto); nas últimas 5f do mês, às 18h30, na Fnac do Oeiras Parque; nos últimos sábados do mês, às 16h, no Foyer do Auditório Eunice Munoz (ou na Galeria Verney); e, agora, todos os sábados, das 11h às 12h, no Mercado de Oeiras, onde esperamos que os poemas tragam de volta os pregões.

 

 

data de publicação
21.10.2022
gravação e montagem
Oriana Alves e I. Rodas
masterização
Sérgio Milhano, PontoZurca