“Mulher, Vida, Liberdade”

Um abismo pode conter todo o silêncio, ser a casa do medo, das noites mais terríveis. Pirouz Eftekhari observa a realidade iraniana, “de cair no abismo”, e a coragem dos jovens, a bravura das mulheres, que saem de casa para protestar, despedindo-se dos pais como se fosse a última vez. Saem para enfrentar a escuridão, com gestos ao mesmo tempo desafiadores e primordiais. “Quando uma mulher corta o cabelo, algo de realmente mau aconteceu por ali. É muito tenebroso”, afirma Babak Ghanbari.

 

Cortar o cabelo, queimar o véu islâmico (hijab), dar um beijo em público – no longo caminho da explosão mais libertadora chamada revolução, Lida Bonakdar reflete sobre as performances poéticas que tomaram conta das ruas desde a morte de Mahsa Amini, a 16 de setembro de 2022. A jovem de 22 anos foi detida em Teerão e espancada pela “polícia da moralidade”, pelo “mau uso” do véu islâmico. Podia ser apenas mais um caso sem história, mas transformou-se na história de todos os casos. Na vontade coletiva de uma afirmação da mudança.

 

Fotografias, vídeos, partilhas, comentários, slogans, hinos, canções entoadas com profunda raiva, aquela raiva capaz de corrigir durante alguns segundos a injustiça institucionalizada. Canções como “Baraye”, que ouvimos no final desta peça, como grito de resistência de um grupo de presos políticos na principal prisão de Teerão. “Baraye” (que significa “por” ou “por causa de”), foi composta por Shervin Hajipour, a partir de dezenas de tweets de iranianos sobre os motivos que os levaram a protestar. O músico partilhou a canção pelo Instagram, foi detido e depois libertado, nos movimentos opacos de um regime que concorre com mais de um milhão de visualizações da música no Youtube. Sociedade, economia, política, vida, está lá tudo: “por dançar nas ruas”; “pelo medo de dar um beijo em público”; “pelos estudantes, pelo seu futuro”; “pelo paraíso obrigatório”; “pelas raparigas que queriam ter nascido rapazes”; “Por Homem, Pátria, Desenvolvimento” – a outra face de um slogan que une homens e mulheres.

 

Quase 20 mil manifestantes já foram detidos, cerca de 500 pessoas morreram, segundo organizações não governamentais. Desde o início dos protestos, pelo menos quatro pessoas foram executadas e mais de cem podem acabar no corredor da morte. Mas os números não podem ser apenas isso. “Os ditadores não podem viver para sempre”, explica Babak, referindo-se a Bahram, o rei que caçava gazelas e que foi caçado pela morte, no poema de Omar Khayyam, onde há um jogo polissémico com a palavra “gur”, que significa gazela e também túmulo. “Os jovens têm um projeto, têm um futuro”, acredita Pirouz – esse futuro é a “construção da liberdade”.

 

Seis meses depois do início dos protestos, a urgência das palavras pode ter perdido contornos nos muros, na voz das ruas, mas permanece feroz em cada linha do poema de Reza Baraheni, apresentado por Lida. O sofrimento de alguém que foi violado e pergunta à mãe: “Porque não me puxas para dentro, tal como me expulsaste para fora, porquê?”.

 

Isabel Meira

 

Aviso: este Poemundo contém imagens violentas.

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Esta noite gritam-se geometrias

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Esta noite gritam-se geometrias

e escalpelizam-se lições

de ternura e canonização.

Há um vulto que se esconde

por detrás da árvore

onde gravo os nossos nomes

a toque de lâmina

convicta. Uma perturbação

setentrional desenha-se

nas costas de um mendigo e

o carreiro de formigas goteja

alaúdes sobre as dúvidas de

uma clareira invisível. Acredito

na treva com a desfaçatez

de uma serpente errante, caída

do estanho, perdida na raiva,

ebulindo-se no caldo

das semicolcheias.

 

Finto a madrugada.

Descerro cortinas e largo a rede

no mais profundo de todos

os abismos sonhados por crianças

mancas e um Saturno pubescente.

Devagar se foram conquistando

as cidades de prata e fel,

cantadas por jograis vestidos

de sombras aquáticas, refrações

empedernidas e cores sem nome.

 

Ergo a mão esquerda, exibo

linhas da vida e do amor –

e da sorte que é tê-las em par -,

mastigo gerberas

e peço o livro de reclamações.

Há um coreto de pedra e ferro

enferrujado onde gostaria

de terminar os meus dias.

Não tenho qualquer interesse

em impedir uma inundação.

Se me deixarem, correrei

até ter sol e sombra atrás

de mim, o paradoxo de toda a

Criação, sem pano para mangas.

 

Antes de ser silêncio, o silêncio

era peso. Depois, calou-se.

Nessa manhã, choveram pétalas

– um fenómeno de organização

e esperança no progresso, profetizado

por gente degolada e entregue

à justiça, por esta ordem,

ou inversa. Esta noite, gritarei

redondo, sem vértices na voz.

 

 

 

 

de A norte do calendário (2022, Medula)

data de publicação
03.06.2022
GRAVAÇÃO E EDIÇÃO ÁUDIO
Oriana Alves
masterização
Sérgio Milhano, Pedro Baptista
PontoZurca