Miguel Cardoso [compacto]

Os poemas escolhidos atravessam vários dos meus livros, onde muitos deles integravam sequências mais longas, a que foram arrancados. Ao dar-lhes esta nova morada precária, procurei fios ou ecos que formassem uma nova sequência, tendo como mote a ideia de travessia: como abrir caminho – no espaço, mas, mais ainda, no tempo? Entre outras coisas, estes poemas tratam do que o ontem nos deixou, da engrenagem das horas, do emprego dos dias, de avanços e recuos, de regressos e reveses, de parêntesis e promessas, da incerta antecipação de amanhãs. Os versos encadeiam-se e, ao mesmo tempo, hesitam, engasgam-se, saltam como agulha num disco descontínuo. Não é, portanto, apenas um encadeamento de poemas, mas uma sequência de poemas sobre o próprio processo de encadear, que vejo como um dos problemas centrais da poesia. Mesmo se o poema se esquece disso, a sua passagem à voz recorda-o: vê-se forçada a atravessar um terreno acidentado, a negociar a difícil passagem de um verso para o seguinte. Como os poemas, os dias.

 

Miguel Cardoso

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Nada mudar é por si só um consolo

verdade,

como fiambre é para os gatos poesia grega

 

daqui não se vê como o leitor gostaria mas

quando a gata se deita sobre a luz directa

do parapeito que podia ser esta linha e a lua

ainda não está ainda não tem os olhos rotos

nem o mar chegou porque não foi construído

também ela descreve a história da literatura

no seu casaquinho engomado de pele de chita

 

ternuríssima tu, tanto, que pareces leve e love

quando olho para ti e bocejas daí do além

parece que toco com a palavra a beleza e tu

quase pertences ao que digo neste instante.

 

 

 

 

De Divisão da Alegria (2022, Tinta-da-China)

 

 

GRAVAÇÃO E EDIÇÃO ÁUDIO
Oriana Alves
masterização
Sérgio Milhano, PontoZurca