Miguel Cardoso [compacto]

Os poemas escolhidos atravessam vários dos meus livros, onde muitos deles integravam sequências mais longas, a que foram arrancados. Ao dar-lhes esta nova morada precária, procurei fios ou ecos que formassem uma nova sequência, tendo como mote a ideia de travessia: como abrir caminho – no espaço, mas, mais ainda, no tempo? Entre outras coisas, estes poemas tratam do que o ontem nos deixou, da engrenagem das horas, do emprego dos dias, de avanços e recuos, de regressos e reveses, de parêntesis e promessas, da incerta antecipação de amanhãs. Os versos encadeiam-se e, ao mesmo tempo, hesitam, engasgam-se, saltam como agulha num disco descontínuo. Não é, portanto, apenas um encadeamento de poemas, mas uma sequência de poemas sobre o próprio processo de encadear, que vejo como um dos problemas centrais da poesia. Mesmo se o poema se esquece disso, a sua passagem à voz recorda-o: vê-se forçada a atravessar um terreno acidentado, a negociar a difícil passagem de um verso para o seguinte. Como os poemas, os dias.

 

Miguel Cardoso

Em qual playlist quer adicionar esta peça?

Tem a certeza que pretende eliminar a lista ?

Necessita de estar registado para adicionar favoritos

Login Criar conta

Beduíno dealbar da fala

Partilhar

“Eco ânima” e “O leito de iniji” são duas canções do Livro da Luz, gravadas durante um encontro com Ibra Galissa, músico de Kora. O poema: sua música, seu músico, sua interpretação, seu escritor-dizedor. Suas intermináveis versões, coradas e misturadas de cor, improvisadas ao vivo durante o nosso primeiro encontro.

Iniji é uma canção de cisne feita na hora extrema. Contámo-nos (ao narrar) com o furor narrante das contadoras de histórias. A sua e a minha, mães. Cantámo-nos ao cantar — Griot Ibra Galissa — artesão oral, oriundo Mandinga, beduíno dealbar da fala do encontro. Depois da morte deste querido músico amigo, qualquer parágrafo sob e sobre o Livro da Luz lhe declara amor.

 

 

António Poppe

 

 

O Livro da Luz foi publicado em 2012 pela Documenta.

texto e voz
António Poppe
Kora
Ibra Galissa
masterização
PontoZurca
agradecimentos
Documenta

Peças relacionadas