Margarida, uma voz onde cabem muitas vozes

Margarida Antunes tem dedicado a vida ao canto. Uma voz que se procura, que se encontra com outras, que semeia.

 

Na infância passou um ano e meio em França, onde o pai esteve emigrado antes do 25 de Abril. Uma experiência que terá contribuído para se tornar assessora de imprensa no Instituto Franco-Português, onde passou a maior parte da sua vida profissional.

 

Antes disso, logo depois da revolução, integrou o GAC – Grupo de Ação Cultural – Vozes na Luta. Ao lado de figuras como José Mário Branco, Fausto ou Luís Pedro Faro, entre tantos outros, percorreu um país pobre e analfabeto, onde faltava tudo, e onde militares e camponeses, por um período breve mas prodigioso, se juntaram a eles num coro pela liberdade e pela justiça social.

 

Já reformada, não lhe sobra muito tempo para descansar. Faz parte da direção da Biblioteca Operária Oeirense, a mais antiga de Oeiras, e da Associação de Canto a Vozes – Fala de Mulheres, responsável pelo pedido de inscrição do canto de mulheres na lista nacional de património cultural imaterial, e é uma das fundadoras do grupo coral feminino Cramol, com mais de quatro décadas de vida e ativíssimo, entre concertos, oficinas de canto e organização de conferências.

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Alguma coisa invisível deve actuar em nós,

tão ténue que não chegue

para pressentimento, lume intocável

que nos roça o pensamento, refracção ocular

de um astro distante.

 

Uma força a que imputar o momento angular

do meu coração

quando de avião sobrevoo a nossa casa

à hora a que estendes a roupa

ou esquentas o biberão.

Uma força que elucide o remontar do salmão

às águas nativas, a formiga

que acode à congénere ferida,

o sinal oriundo do aglomerado de Perseu.

 

Uma substância que nos move

ou demove

mas com a qual não chegamos a interagir, alguma coisa

electricamente neutra,

deslocando-se a velocidades próximas

da luz,

uma incidência devolvida,

como o Sol de Janeiro a exaltar o sal dos mortos.

 

 

 

De Firmamento (Assírio & Alvim, 2022)

Gravação e edição áudio
Oriana Alves
masterização
Sérgio Milhano, PontoZurca